domingo, 3 de outubro de 2010

Face chart! Útil e dinâmico.

Como em vários setores, na maquiagem também pode haver projeto!

Os face charts funcionam na maquiagem basicamente como os croquis na moda, onde os estilistas desenham suas roupas no processo de criação. É utilizado por maquiadores para exemplificar um look que será realizado em algum desfile, campanha e outros eventos. Tem como base um desenho de um rosto, onde são aplicadas cores, formas e volumes de acordo com o conceito que será executado pelo maquiador. Os materiais utilizados para a pintura do face chart são lápis de cor, canetas, e normalmente é utilizada a própria maquiagem, fidelizando ainda mais o resultado final.

É um recurso muito dinâmico, pois, permite ao profissional estudar o processo sem que precise utilizar uma modelo, facilitando correções, mudanças e ajustes. Para ajudar e também como forma de arquivamento para usos posteriores, sejam eles projetos futuros ou até mesmo divulgação, escreve-se na mesma folha os produtos utilizados e até mesmo técnicas aplicadas. Marcas como a M.A.C. têm seus próprios face charts de looks criados, mas é possível encontrar uma grande variedade na internet, sendo possível até mesmo criar nossos próprios desenhos.

Abaixo mostro um exemplo de face chart que encontrei na internet:










E com um pouco de tempo e criatividade, utilizei neste lápis de cor:















O divertido dos face charts é que eles nos dão a oportunidade de experimentar e criar à vontade.

Ficou com vontade? Dá um google em face charts e divirta-se...

Um comentário:

  1. Muito interessante. Sou uma maquiadora de ocasião e estava louca atrás dos face charts!!! Me ajudou muito sua postagem.
    Bjoks

    ResponderExcluir

Comente à vontade! Mas não se esqueça de se identificar! :)